PROJETOS DE PESQUISA
Metodologia para o desenvolvimento do processo de manufatura aditiva aplicado ao setor aeroespacial/aeronáutico considerando estruturas auxéticas e giroides.
Este projeto objetiva explorar a utilização do processo de manufatura aditiva para a obtenção de componentes mecânicos com elevada capacidade de absorção de impacto. Para isso, as estruturas serão impressas em materiais de comportamento auxético (coeficiente de Poison negativo quando em tração) e geometrias giroides, tanto em ambiente numérico como experimental. O comportamento mecânico do material será inicialmente identificado em ensaios de tração, compressão e cisalhamento. Análise de vibração visando analisar o comportamento modal e determinação do amortecimento serão realizadas. Influências do processo de manufatura aditiva, como direção de deposição de material e potência do feixe de elétron, serão também avaliadas e estudadas nestes experimentos. Edital N. 09/2023 FAPDF- Demanda Espontânea. Seleção Pública de Propostas de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação.
Prof. Maria Alzira A. Nunes e Prof. Carla Anflor (Coordenadora)
Caracterização de indicadores de reações físicas e cognitivas de condutores de veículos em resposta aos sistemas de segurança ativa: um estudo comportamental.
O presente projeto tem por objetivo o estudo e caracterização de indicadores humanos das reações física e cognitiva de condutores de veículos, sob direção assistida pelas tecnologias lane centering e forward collision warning, relativas a um nível de automatização de veículos. De fato, esses sistemas interferem diretamente em ações de frenagem, aceleração e dirigibilidade, ações estas fundamentais na condução. O projeto segue uma metodologia bem estabelecida que levará à identificação das reações físicas e cognitivas determinantes nas reações de condução, quando da interferência desses sistemas de segurança ativa. O estudo da correlação dessas reações com características das vias, tráfego e do motorista enriquecerá a análise permitindo definir perfis de condução, quando submetido a situações reais de trânsito. Por fim, será possível através de indicadores comportamentais reportar a condição mais desfavorável de segurança, traçando, assim, um perfil de resposta em condução sob a influência dos referidos itens de segurança ativa, nas condições do DF. Projeto aprovado em Edital FAPDF.
Prof. Alessandro B. S. Oliveira e Prof. Rita de Cássia (coordenadora)
ASES - Projeto aeroelástico integrado: desenvolvimento e comparação de técnicas analíticas, numéricas e experimentais.
O avanço do transporte aéreo nas últimas décadas, impulsionado pelo desenvolvimento de materiais, leis de controle e geometrias desafiadoras de aeronaves, demanda o aprimoramento contínuo das técnicas de análise aeroelástica para garantir segurança e eficiência em um ambiente de voo competitivo. Nesse contexto, este projeto de pesquisa visa desenvolver, avaliar e comparar procedimentos de análise aeroelástica dinâmica e estática, por meio de abordagens analíticas, numéricas e experimentais. Almeja-se aplicar tais procedimentos em uma ampla gama de modelos aeronáuticos, desde estruturas simplificadas como vigas e semiasas até aeronaves complexas, incluindo tanto aeronaves de asa fixa tradicionais quanto asas rotativas, como os eVTOLs utilizados na crescente mobilidade aérea urbana. A pesquisa tem como objetivo comparar técnicas analíticas e numéricas em relação à velocidade crítica alcançada e aos custos computacionais, priorizando o uso de softwares livres para maior acessibilidade e replicabilidade. Ressalta-se que a validação e construção de modelos dinâmicos, juntamente com a obtenção das matrizes aerodinâmicas e sua integração numérica com o modelo fluido-estrutural, são consideradas etapas fundamentais no processo de análise de instabilidades aeroelásticas. Além disso, o estudo experimental é também almejado para fornecer validações empíricas para os casos analisados.
Prof. Sérgio Carneiro e Prof. Polliana Martins (coordenadora)Projeto e construção de um sistema de armazenamento de energia associado a um BMS adaptativo para aplicações em veículos comerciais leves.
A presente proposta prevê o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de baterias (BMS) adaptativo capaz de operar e gerenciar dois tipos diferentes de SAEs de forma autônoma e segura. Está previsto também o projeto e a construção de dois SAEs, o primeiro a base de células LFP 2C e o segundo a base de células NCM 3C.
Prof. Renato Vilela Lopes e Prof. Evandro Teixeira
Desenvolvimento e aplicação de tecnologias viáveis no motor flex-fuel etanol/gasolina para atingir alta eficiência com redução drástica de NMOG.
Desenvolvimento de tecnologias nacionais para aplicação nos motores flexfuel brasileiros (etanol-gasolina) que permita cumprir com as metas de emissões e eficiência de conversão de combustível pós 2027. Propõe-se neste projeto a combinação de várias tecnologias para geração de produtos para o mercado nacional e mundial, que possibilitem a otimização e ampliação no mapa do motor e o aumento da eficiência de conversão de combustível para os veículos flexfuel brasileiros; Objetivos específicos: As tecnologias nacionais para otimização do motor flexfuel brasileiro (etanol-gasolina) para cumprir as metas de emissões e eficiência de conversão de combustível pós 2027 devem levar aos seguintes desenvolvimentos no motor: redução das emissões de NMOG visando os limites estabelecidos pelo ProconveL8; aumento da eficiência global do motor; aumento da paridade energética do etanol em relação à gasolina; redução das emissões de partida a frio; no final destes desenvolvimentos pretende-se montar um veículo demonstrador dos ganhos obtidos com as novas tecnologias e validar as otimizações propostas em testes em veículo no dinamômetro de chassi. Projeto em parceria universidade-empresa Hyundai Motors do Brasil Ltda.
Prof. Evandro Teixeira e Prof. Alessandro B. S. Oliveira.
